terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Judaísmo - Dialogo inter religioso na OAB Santos.

Kaô Kabecilê! Salve Salve! Asé! Shalom! - Assim comecei minha...
...palestra na OAB do Guaruja sobre a importância do dialogo inter religioso e a cultura de Paz. O evento contou com a presença de varias lideranças religiosas e políticas. Muito obrigado aos amigos Dr Renato Azevedo, secretário do conselho de igualdade racial, Dr Roberto Luiz, Coordenador Especial das Políticas para a Promoção da Igualdade Racial. e Dr Antonio Carlos Arruda, Coordenador das políticas públicas para a população Negra e Indígena do Estado de São Paulo.
O público ouviu a palestra, demonstrando seu interesse através de vários comentários e perguntas sobre o combate a intolerância, judaismo e cultura de Paz.
Depois de minha participação o Dr Arruda fez uma emocionante fala sobre sua relação com a comunidade judaica, com a qual contou em varias de suas ações. Em especial ele falou a respeito de um lindo coral formado por crianças de diversas religioes e classes economicas que ele ajudou a formar e que treinava na sinagoga da Cip.
Alguns dos amigos fizeram observações a respeito de discriminações que vem sofrendo, principalmente em se tratando de praticantes das religiões de matriz africana. Existe muita ignorância e preconceito em relação a estas, o que tem redundado em violência e discriminação contra seus adeptos.
O amigo Dr Roberto Luiz fez um depoimento emocionante e emocionado sobre os desafios e superações que vivenciou - e vivencia -  no importante e valoroso trabalho que vem desempenhando na Coordenadoria Especial das Políticas para a Promoção da Igualdade Racial.

Amigos, o Brasil é abençoado por uma incrível multiplicidade de culturas e pela boa convivência entre seus integrantes. 
Não vamos deixar com que a ignorância e a falsa espiritualidade rompam com esta linda tradição! 
Reconhecendo o valor de cada ser humano vamos dialogar e construir pontes, dissipando assim os abismos da ignorância e constatando a simples e óbvia realidade de que somos todos filhos do mesmo Deus!
Temos em nosso país um potencial único de sermos um exemplo de cultura de Paz para o mundo, não vamos nos render ao fanatismo e a manipulação!
Shalom a todos! More Ventura!


recomendohttp://moreventura.blogspot.com/2012/01/torcidas-de-religiao.html

Um comentário:

Germaine Segall disse...

Que bom que fez esta palestra e o resumo.Quando penso na essencia comum das religioes me vem na cabeça uma cançonete francesa da década de 60. É como se A FONTE DA VIDA DIRIA PARA TODOS" Tu Me voltas. e que Me importa por qual caminho reencontraras a Minha porta?!"Somos todos irmãos.Abraço.Germaine.