domingo, 11 de março de 2012

Pessach - o "dia das crianças"!

Pessach está chegando.
Na minha opinião e na de muitos, esta é a data mais marcante de nosso calendário.
A história que comemoramos, seu simbolismo, suas mensagens... Tudo é fantástico, mas o mais importante é a sua pedagogia!
-“Pedagogia de Pessach?!"
 Você acha que eu estou usando um termo contemporâneo demais para me referir a uma comemoração que data de vários milênios?”
Não! Pois por incrível que pareça, desde o texto da Torah, temos várias indicações de que o ponto mais importante desta comemoração é a transmissão da história e de seus valores aos nossos descendentes, aludindo inclusive ao fato de que devemos usar de linguagens diversas, de modo a atingirmos todos os nossos diferentes tipos de filhos! (moderno, não é?)

Justamente por causa da importância desta ênfase no aspecto pedagógico, nossos antigos sábios – de mais de 2000 anos atrás, montaram um fantástico enredo para ser seguido na ceia – onde símbolos, perguntas e até mesmo um caça tesouro, fazem com que a criança se sinta interessada e participe como agente central desta linda e poderosa comemoração.

Papai, mamãe e avós, ao comemorarem o seder não o façam de modo corrido e nem como se fosse uma cerimônia enfadonha. Preparem-se de antemão para que seu principal objetivo seja alcançado: A participação e a educação das crianças. 
Deste modo vocês perceberão que a religião, diferentemente do que muitos pensam, não é uma tradição enferrujada e sem sentido, e sim, uma fonte inesgotável de valores universais, como fé, abnegação, força de vontade e união, cada vez mais importantes em nossas vidas, na medida em que nossa juventude se afunda no materialismo e hedonismo descomedido!

Viva a religião espiritual, humanista e com sentido!
Viva Pessach!
More Ventura! Judaísmo e Atitude!!!

Um comentário:

itschac47 disse...

Que bela e sabía mesangem Moré Ventura, voce nos deu sobre o que é realmente Pessach!alias tudo que vem de ti nos enriquece profundamente!Shavua Tov!