quinta-feira, 15 de março de 2012

Eu num protesto contra mim mesmo!


No ano passado, num dia chuvoso e acinzentado, ao caminhar em um dos lugares que mais gosto na nossa cidade, a avenida Paulista, passei na frente de um ato pró revolução no Egito, na frente do edifício da Gazeta

Naquele momento, uma líder de um grupo que se auto intitulava de extrema esquerda esbravejava ao microfone, dizendo que temia que a revolução popular egípcia fosse seqüestrada pela burguesia.
Sugeri, de lado, que ela expressasse o mesmo temor em relação aos fundamentalistas islâmicos. A jovem me ignorou.
Quando ela terminou seu discurso, fui lhe dar os parabéns por seu "ânimo e eloquência".
Depois dos salamaleques iniciais perguntei o por que de ela não ter citado o fundamentalismo islâmico como um potencial “seqüestrador” da revolução e ela, ao invés de responder, me perguntou:
-De onde você é ?
-Sou Brasileiro - Respondi - Faço parte da comunidade judaica e inclusive, acho alguns dos verdadeiros ideais socialistas bem interessantes !
Ela me olhou surpresa e se adiantando um pouco em suas conclusões disparou :
-Uau ! Eu não sabia que existiam judeus de esquerda !
-Depois de envergonhá-la por ter dito tal absurdo, (citando célebres judeus esquerdistas), começamos a ouvir palavras de ordem da “torcida” sentada nas escadarias do edifício: 
-“Olé ola, Israel a tua hora vai chegar !”, sobre as quais eu emendei:
-Pois é... Mesmo com a existência de muitos judeus simpatizantes dos ideais de esquerda, vai ser difícil vê-los por aqui, pois normalmente este tratamento “diferenciado” que vocês dão a Israel não costuma atrair muitos israelitas
Eu mesmo, como filho de Egípcio, (que fugiu do Egito devido aos ataques dos “irmãos muçulmanos"), gostaria talvez, de estar manifestando meu apoio junto com vocês, mas o que posso fazer se não me sinto muito a vontade por aqui...
(Naqueles dias eu ainda não sabia no que daria aquela revolução...)
Ainda sob o raivoso canto da torcida, disse a ela que se o ideal destas pessoas fosse o "no Countries" e o "no religion", eu não concordaria, mas entenderia, porem eu só estou ouvindo o "no Israel" !  
E o Irã? E a Arábia Saudita? Por que não se manifestam também contra eles ? Por que não se manifestam contra os massacres na Síria contra os próprios árabes? Por que não se manifestam contra a violenta opressão às mulheres, missionários cristãos e homossexuais nos países e territórios fundamentalistas? 
No final de nosso "bate papo", falei à "corajosa líder" que eu não tinha medo nenhum de dialogar e ofereci meu e-mail a ela, recebendo o dela como troco.
Na mesma noite lhe enviei uma mensagem e assim o fiz por mais três vezes, mas a moça nunca respondeu... Por que será?


Pseudo pacifistas, respondam me, por favor:
Aonde reside a verdadeira coragem ? Nas bravatas, ofensas e discursos inflamados ou na disposição de se ter um conversa franca"cara a cara" ?
Aonde está a verdadeira busca pela paz?
Nas condenações dirigidas somente a Israel, mal disfarçando o velho ranço anti semita, ou na crítica a todos os abusos e violências e na busca equilibrada de diálogo e soluções?
Bem, aí vai minha mensagem para vocês, mocinhas e moções pseudo humanistas e pseudo pacifistas:  Parem de gritar e ameaçar...Já que vocês são tão corajosos, venham.......
Dialogar!
More Ventura! Judaísmo é atitude!!!

4 comentários:

Juliana disse...

Muito bom More! O que tem de pseudos pacifistas no mundo não tá escrito no gibi

Ser Social Teresópolis disse...

Defender imperios e fundamentalismo é asneira de mais .Mas quem vive dominado e apodrecido pelos imperios inclusive sovieticos e chuneses são assim .Palestina foi um nome dado por roma e eles defendem isto. Como admirador do Bonder , da bnei baruch ;fiz trshuva em beit messianica,sou artista de rua ,palhaço hassidico , defendo espirituali dade de libertação , sabedoria do deserto do reb nazareno yeshua. NO momento estou realizando um trabalho de integração de estetica do oprimido com cidades sustentaveis pra reconstrui tere;TENHO imenso prazer de conhece-lo . Meu blog é sersocialterblogspot.com; que as berachas da amidá estejam consco .Baruch raba beshem adonai ;shalom.

Germaine Segall disse...

Gostei,More.Estamos num momento critico,outra vez.Todos nos temos que nos posicionar.Parabéns.Permiti-me compartilhar.
Germaine.

Paulo Augusto Farina disse...

Parabéns, Estimado Ventura! É fato histórico que vários Judeus foram ideólogos e combatentes em várias revoluções "socialistas"... Posteriormente, a grande maioria foi taxada como reacionária, segregada e eliminada. Recordamos, por exemplo, o trágico destino de Lev Bronstein, brutalmente assassinado a mando do ditador Josef Stálin e o Comitê Central do PCUS. Vários estudiosos denunciaram um anti-semitismo virulento na ex-URSS... Tal anti-semitismo/sionismo foi, inclusive, uma política de Estado. Fato pacífico, nas duas guerras injustas que Israel enfrentou, seus inimigos foram armados e estimulados pela ex-União Soviética! Vale ressaltar que ainda hoje os regimes de China, Cuba e Venezuela são aliados do Irã e de vários grupos extremistas... O anti-semitismo nas esquerdas é como um vírus em seu DNA... Está baseado em chavões absurdos - muito parecidos com os que foram empregados pelo Partido Operário Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães: "Vamos livrar o mundo do capitalismo judaico"... Bem nos aconselhou o Sábio Irving BUNIM: Não se alie a estas revoluções e movimentos quiméricos que apenas substituem uma tirania por outra... Trabalhe no Vinhedo da Torá - o único que pode, por si só, trazer a Era Messiânica! Fraterno Abraço de Rolândia - Norte do Paraná! Paulo Augusto Farina do Blog Arquivos (des)conexos.