terça-feira, 1 de novembro de 2011

EU BULINGO, TU BULINGAS E NÓS TODOS BULINGAMOS !






 Durante uma aula de Torah da quinta serie, vi que um dos meus alunos estava desenhando. Não tive dúvidas: Peguei o desenho do menino, amassei bem amassado e joguei no olho do lixo !
O aluno, me olhando estupefato, disse com todo o respeito:
-More, por que voce fez isso ? Esse desenho não é seu !
Fiquei sem jeito com a reação do "moleque" Ele me deu um "golpe" com calma e educação !
Enfiei a mão no lixo, de onde tirei o desenho, desamassei e disse para ele:
-Se voce quiser eu posso levar o seu desenho para a minha casa e passar no ferro. 
-Relaxa More ! - Respondeu o aluno.
Passaram se alguns dias e durante uma de minhas aulas perguntei ao mesmo aluno:
-Por que voce nao se importa com a area de hebraico ? 
-Por que eu quero ir para a Disney. Eu quero morar la e pra isso eu preciso aprender inglês e não hebraico!
-Ah... essas crianças... -Pensei enquanto observava a reação divertida dos colegas aos sonhos infantis do ingênuo menino.
Depois de alguns anos este menino foi convidado a se retirar da escola, por ser considerado inadequado e desinteressado em relação a área judaica. 
Passados varios anos, fui a formatura de seu irmão mais novo, no clube A Hebraica e ali o encontrei, ja crescido: 
-Que surpresa meu amigo! Por onde você anda ?
-Estou morando na Disney, trabalho lá ! 
-E o judaismo ? vc é ligado à comunidade?
-Claro! inclusive, alem de frequentar a sinagoga , ajudo o rabino com tudo o que tem a ver com divulgação, internet e informatica! 
-E quando você volta p os Estados Unidos?
-Volto daqui... a três horas! Cheguei no Brasil ha algumas horas e ja to voltando. Só vim para ver a formatura do meu irmão...
Depois de assistir a cerimônia, o aluno se levantou, me deu um abraço e voltou para a Disney....
E eu, até agora estou me perguntando...Quem foi o professor e quem foi o aluno ???

Rabi Chanina diz no Talmud Taanit 7a:
"Aprendi muito com meus rabinos, aprendi mais ainda com meus colegas, porem mais do que com todos esses, aprendi com os meus alunos"

Judaismo é Atitude !!!
More Ventura.

Você tem alguma experiência que te marcou como aluno? Escreva no espaço abaixo! Abraço!



Nenhum comentário: