domingo, 30 de outubro de 2011

Judaismo - Por que jejuamos no Yom Kipur que cai no Shabat, se o shabat é tão importante ?


Durante a semana vivemos no Olam, mundo físico.
A palavra Olam se origina da raiz “Elem”, que significa oculto. A Cabalah explica que o mundo material se chama assim, pois nele D’us está oculto e o mundo físico parece existir por si mesmo.
Sendo que Deus é a fonte de todo o Bem e prazer, estando apartados Dele, também estamos apartados do verdadeiro bem estar e prazer.
Durante os seis dias da semana trabalhamos e interferimos no mundo material para dele tirar nosso sustento. Portanto na jornada semanal nossa vivencia é predominantemente material e nosso prazer também, sendo portanto, limitado !
Quando chegamos ao Shabat desfrutamos do prazer físico obtido no trabalho que fizemos nos seis dias anteriores e através destes, da não interferência e da contemplação temos uma leve noção do que é o prazer espiritual. Porem, nosso bem estar no Shabat ainda é ligado a matéria e dependente dela, pois se consiste em grande parte de descansar do trabalho e desfrutar dos produtos deste.
No Yom Kipur temos a oportunidade de subir um degrau a mais, não dependendo do mundo físico e do descanso material para obter o prazer, pois o prazer deste dia deve ser alcançado somente através da conexão com Deus, a verdadeira fonte do Deleite absoluto.
Desta forma está explicado porque jejuamos em Yom Kipur mesmo se este dia cai no Shabat: Shabat é um dia de prazer e por isso, normalmente nele não se deve jejuar, mas o jejum de yom kipur, se aplicado da forma ideal, pode proporcionar o maior dos prazeres: A verdadeira conexão com Deus !

Não é a toa que Yom Kipur é chamado de Shabat Shabaton! ou seja: Shabat dos "Shabats".
Tambem não é a toa que o Raban Shimon Ben Gamliel afirma no Talmud Taanit que Yom Kipur é um dos dois dias mais felizes do calendario judaico !

Um Ano maravilhoso a todos e um Yom Kipur Sublime com um Conexão Fantástica com o Criador.
More Ventura

Nenhum comentário: