domingo, 30 de outubro de 2011

Judaismo - Amen ? Pra que dizemos Amen, hein ?


Esses dias um amigo me perguntou:Qual a importância, o significado e quando falamos a palavra Amen?

É uma pergunta que tem a ver com o ano inteiro, mas que de certa forma tem ainda mais a ver com o dia de Yom Kipur, Porque nesse dia quando estamos na sinagoga, ouvimos o Chazan, (puxador das rezas), falar um monte de bênçãos e respondemos um montão de vezes a palavra AMEN.
Lembro quando meu caçula era menor, uma vez em yom kipur, depois de falar uns 30 “améns”, ele soltou um “Superamen”, tipo... esse vale por 1000 !!!
Bom, voltando ao assunto... Aí vai um primeiro pensamento:
Se eu gosto muito de alguém, eu me manifesto sempre que falam algo sobre ele. Assim, se eu ouvir, por exemplo, alguém falar dos meus filhos... Nunca vou ficar calado, tanto para o mal quanto para o bem. Desta mesma forma deve ser em relação a Deus, quando ouço alguém falar bem Dele, logo emendo um “Eu também”, ou seja: Amen !

"Aquele que diz Amen supera o nível do que diz a benção"

Uma vez, estudando o Talmud Berachot, (53 B), que discute as leis referentes às rezas, achei um comentário muito curioso, de um grande sábio, chamado Rabi Yossi: "Maior do que o que diz a benção é o que responde Amen!". Rabi Nehorai explicando este dito, compara o que abençoa a soldados razos que chamam os inimigos à guerra e o que responde Amen aos Valentes que de fato vencem a luta. 
Mas... como compreender esta comparação ?
Meditando sobre esta passagem penso o seguinte: o objetivo da benção de agradecimento, é proclamar e reconhecer a Grandeza de Deus. Aquele que diz a benção, logicamente está anunciando que reconhece esta grandeza, porem é motivado por algo que o impele a fazer isso, como por exemplo a ingestao de algum alimento. Por outro lado, aquele que responde Amen, chega ao objetivo da benção de forma muito mais desinteressada e eficaz, por que louva ao Criador mesmo sem estar recebendo algo específico no momento. Talvez por isso Rabbi Yossi dia que o que diz Amen é mais eficaz do que o que proclama a benção, pois seu louvor é mais desinteressado e não depende de nada !

O Amen é Coletivo !

Pensei tambem em outro aspecto do ato de se dizer Amen que o torna tão importante: A prática da humildade e dos sentimentos de companheirismo, união e pertinência. Mas tudo isso, por que ? Por que quando uma pessoa Bendiz o Eterno, pode fazê-lo sozinha, mas para se dizer Amen, deve se ter no minimo mais uma pessoa junto, alem do fato de o "respondedor" se colocar como "secundario" em relação a pessoa que diz a Brachá.

Quando falamos Amen ?

De acordo com a lei judaica, a halachá, a gente tem que falar Amen sempre que a gente ouve uma Brachá, ou seja uma benção ritual, seja de alguem que está agradecendo por algum alimento, pelo funcionamento de seu organizmo ou pelo desempenho de um mandamento Divino. Tambem falamos Amen quando ouvimos alguem abençoar a uma pessoa ou a nós mesmos, ou quando pede algo a D'us, (obviamente temos que concordar com o que está sendo pedido).

O significado da palavra:

Existem várias interpretações desta palavra, mas a minha preferida é a que a liga com a palavra EMUNA, que significa fé e fidelidade. De acordo com essa compreensão, esta palavra expressa minha fidelidade ao confirmar as bençãos direcionadas a Deus e a fé que tenho no Criador, Fonte de todas as bençãos !!!

Tradução livre:

Dependendo da situação, a palavra amen pode significar:
"É verdade!"
"Concordo!"
"Que assim seja!"

Curiosidade

Na Talmud Shabat, (119 B), que trata das leis referentes á guarda do sábado, um Rabi chamado Reish Lakish explica que As palavras El Melech Neeman - Poderoso Rei Fiel, tem como iniciais as letras Aleph, Mem e Nun, que formam a palavra Amen. 

Para completarmos com uma Benção :
"Que recaiam sobre nós e sobre os nossos, muitas e muitas bençãos sobre as quais sempre agradeçamos ao Criador e a respeito das quais ouçamos muitos e muitos AMENS !!!"
More Ventura

6 comentários:

Anônimo disse...

Tenho aprendido muito com seu blog.
Sirley

More Ventura disse...

Sirley, minha amiga! Muito obrigado e continuemos todos aprendendo uns com os outros e todos com o Criador!

Rebecca Mendes disse...

Muito profundo e ao mesmo tempo simples sua forma de explicar.
Que a palavra Amen possa falar mais aos nossos corações, que sejam proferidas com real sinceridade.
Que todos os dias estejamos de agradecidos e bendizendo ao Eterno por tudo que somos e temos.
Shalom!!

Luiz Santinácio disse...

A tudo que More discorreu acima, em consciência, eu digo Amen! Amen pelo trabalho realizado! Amen por cada letra que constitui esse blog! Amen por cada dia estar recebendo desse ensinamento e me deixando transformar, crer e confessar! Amen porque sei que não estou a falar sozinho! Amen porque sei que o Senhor É e isso me basta! Mas, no bastar, tenho sede! Amen!

Gisele disse...

Olá Moré, acompanho seu blog e gosto muito de aprender ainda mais sobre o judaísmo e principalmente gosto da relação bacana que vc faz com outras religiões e pessoas totalmente sem preconceito!
me lembro que qdo trabalhava no Bialik as cças esperavam ansiosas pela suas aulas!!!
Sobre este artigo, gostaria de saber pq mtas pessoas escrevem "amem" com m...
Um abraço
Gisele.

More Ventura disse...

Oi Gi!!! Fiquei muito feliz com o seu comentario! Realmente eram bons tempos os das aulas no Bialik...
Em relação a palavra Amem com M no fim, é a forma correta de se escrever esta palavra em portugues.
Um grande abraço e ficarei muito feliz de ler e responder seus comentarios!!!