quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Benei Anussim - 18 anos de atuação.



1996 - Teatro para crianças, no clube A Hebraica sobre 'O Shabat dos judeus descendentes da Inquisição'.

1998 - Composição do Samba 'Odisseia da Nação' sobre a vinda dos Anussim ao Brasil.
2003 - Apresentação do samba no Festival de Música judaica do clube A Hebraica:


2004 - Apresentação de tema referente aos Benei Anussim no Festival de Música judaica do clube A Hebraica, com 3 prêmios:
-Primeiro lugar no Juri popular. Melhor banda e terceiro lugar no juri oficial.


BAR OU MITZVAH





2005 - Viagem ao Rio Grande do Norte 

No ano de 2005 viajei, ao Rio Grande do Norte, à convite do Joaquim Galvão, presidente da Federação Israelita daquele estado, para conhecer pessoalmente a comunidade dos Benei Anussim da cidade de Natal. 
Naquela oportunidade conheci e fiz amizade com vários Benei Anussim praticantes, entre eles o Senhor João Medeiros, líder religioso da comunidade e um dos precursores do movimento no Brasil.
Durante 2 semanas convivi com ele e sua família, de modo a absorver mais conhecimentos para ajudar melhor a causa.
Em seu livro 'Nos passos do Retorno', o Sr João faz um agradecimento a minha pessoa e eu escrevo uma recomendação na contra-capa. Desde então nos comunicamos via internet e nos encontramos pessoalmente no início deste ano.



2005 - Proposta de trabalho sobre a história judaica do Brasil e a causa dos Bnei Anussim na Escola Beit Yaacov. 
2008 - Viagem à Recife com a Escola.
2009 - Viagem à Recife com a Escola.

Naquele ano (2005) comecei a dar aulas para os alunos do ensino fundamental sobre o tema e nos anos seguintes a escola instituiu uma viagem anual para Recife (que ainda é feita) com o intuito de ensinar aos alunos do sexto ano a história judaica do Brasil. Nos dois primeiros anos eu participei da viagem e, por minha intervenção o tema dos Benei Anussim foi tratado, inclusive com palestras do dr Luciano Canutto da Paraíba, 'Mohel dos Benei Anussim', que emocionaram e marcaram os alunos.

2011 - Com o advento do facebook e do Youtube, passei a postar vários textos e vídeos referentes ao tema dos Benei Anussim, de modo a motivar as comunidades espalhadas pelo Brasil e também para informar os judeus das comunidades convencionais à respeito da causa e da necessidade de apoiá-la. Com isso me tornei uma referência para Benei Anussim de todo o país.

Vídeos:

Gaspar da Gama - O Judeu que descobriu o Brasil

O padre, neto de rabino que fundou a cidade de São Paulo

A carne seca

Raízes judaicas do povo brasileiro

Chorar a morte da bezerra

Apontar para estrelas dá verrugas

Textos:








2012 - Recebi o ativista e Ben Anussim Luciano Canutto da Paraíba, em minha casa e postei uma entrevista minha com ele no Youtube:

2013 - Recebi o Ben Anussim Roberto Cosme de Fortaleza em minha casa e fiz uma entrevista com ele em meu canal do Youtube: 

2013 - Recebi o Ben Anussim, Leonardo Cunha, de Recife, para o jantar de Shabat em minha casa e após alguns encontros ele se tornou um destacado ativista da causa. Fiz com ele uma entrevista em meu canal do Youtube:

2013 - Programa Mosaico na TV

Estrelas e verrugas

Carne seca

Entrevista Raniery e Rodrigo

2014 - VIAGEM POR 5 ESTADOS DO NORDESTE PARA APOIAR AS COMUNIDADES DOS BENEI ANUSSIM, COM MUITAS DEZENAS DE CONVERSAS PESSOAIS, ENTREVISTAS E PALESTRAS.

- Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará.

Rio Grande do Norte - Buzios. Sinagoga e Mikvê.






Rio Grande do Norte - Natal. Sr João Medeiros, um dos pioneiros do movimento. Tem sinagoga e articulação com a comunidade 'oficial'.



Cemitério Judaico em Eunápolis - Bahia. Lá eles tem uma comunidade de aproximadamente 50 pessoas, com sinagoga.



Recife
Palestra na Sinagoga Tzur Israel - A primeira das Américas.



Com o Chacham Essoudry, judeu marroquino (sogro de minha irmã), que apoia há décadas os Benei Anussim e que comanda uma sinagoga/comunidade de Benei Anussim


Na sinagoga Bet Shemuel do Chacham Essoudry




Palestra na Paraíba com dr Luciano Canutto e Professora especialista em genealogia. 





Este artigo foi motivado por minha viagem.

2014 - PURIM NA RUA DO BOM JUDEU EM RECIFE 
Com a participação de 200 Benei Anussim de todo o nordeste!














2014 - Viagem à Fortaleza para apoiar a comunidade de Benei Anussim local.









2014 - Pessach 
Participação, nos dois sedarim e hospedagem de dois Benei Anussim, Raniery Zarchai, de Pernambuco e Rodrigo Mourão, do Ceará em minha casa, em São Paulo. Naqueles dias os levei para conversar com vários membros da comunidade judaica paulistana, incluindo um influente rabino, que ficou muito bem impressionado e surpreso com o encontro.

2014 - Petrópolis - Rio de Janeiro
Shabat - Aulas, palestras e conversas com Benei Anussim na sinagoga Penei Or, do RJ, dirigida pelos líderes comunitários Yitzchak Kayat e Chacham Saul Gefter.

2014 - Viagem à comunidade de Goiânia, com os amigos e ativistas Sami Cytman e Hai Mendel, para apoiar e fortalecer a comunidade de Benei Anussim e candidatos à conversão, local.

2014 - Viagem à Brasilia para evento em parceria com a comunidade dos Benei Anussim de Goiania.









Nenhum comentário: