terça-feira, 13 de março de 2012

Moises ou Michel Teló?


Ei você que está lendo!
É! Você mesmo!
Posso te pedir uma coisinha? Empresta-me um minutinho da sua imaginação?
Sim? Então vamos La: 1, 2, 3 e... Valendo!

Imagine se vivendo numa mansão, com um Porche, um Rolls Roys e uma Masserati  na garagem. 
Tvs led 3D do tamanho das paredes, Jacuzzis de mármore italiano com torneiras de ouro espalhadas por vários aposentos e ar condicionado em todos os ambientes.
Cozinhas equipadas com aparelhos de ponta, com os melhores chefs do mundo a sua disposição. 
Poltronas e sofás macios com massageadores embutidos, tapetes persas espalhados sobre o piso de madeira de cedro, músicos prontos para tocarem suas canções prediletas e empregadas à postos para satisfazerem os seus desejos. 
Helicópteros, navios, aviões, ilhas e viagens. Tudo! Tudo ao seu dispor. 
"Delícia! Delícia!" 

Agora Imagine se abrindo as janelas de seu deslumbrante quarto, após um "sábado" - ou qualquer outro dia - "na balada" e se deparando com a seguinte cena: Uma multidão de soldados gritando: "Ai se eu te pego", para crianças, adultos e idosos, machucados e sujos, para que trabalhem de forma desumana e cruel, de modo a sustentarem a sua vida de fortuna, prazeres e ostentação.
O que você faria?

-Ignoraria o sofrimento e a injustiça para com os trabalhadores?
-Jogaria a eles algumas moedas, de modo a amenizar a sua consciência?
-Ajudaria ativamente os pobres obreiros em nome da justiça e da bondade, mesmo sabendo que com isto poderia por em risco todo seu conforto e talvez até mesmo a sua própria vida?

Difícil a pergunta, não é?
"Assim você me mata!"

Não sei qual foi a sua resposta e nem você sabe a minha, mas a de Moises, nosso mestre, todos nós conhecemos: Abnegação, solidariedade e coragem!
Não foi a toa que ele se tornou o Grande líder, legislador e libertador do povo de Israel.

Por isso, quando for pensar em modelos, principalmente se for mãe ou pai, "Tome coragem" e esqueça se dos jogadores de futebol, BBBs e Michels Telós da vida... mas  nunca deixe de se lembrar... de nosso grande mestre Moises.


Vamos escolher melhor nossos modelos!
Pessach Sameach!
More Ventura! Judaísmo é atitude!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Amigo More Ventura, isso me faz lembrar de duas palavras muito conhecidas no nosso meio – “Tikun Olam”, ou seja, o legado judaico, ou melhor ainda, a base que move o povo judeu para a grandeza. Sabemos que esta sabedoria começou com Pai Avraham que nos ensinou o que significa ser “criado a imagem de D’us.”

É muito profunda a sabedoria deste seu precioso texto, amigo More Ventura. Você citou de forma autêntica três pontos que retratam verdadeiramente o perfil do maior de todos os Profetas já existente até os dias de hoje, chamado Moshê :

ABNEGAÇÃO – Renuncia de si próprio. Permita-me citar um relato do Midrash quando contava sobre a fuga de um garoto do rebanho sob os cuidados de Moshê. Moshê perseguiu-o até que viu o garoto bebendo água. Imediatamente Moshê gritou: "Oh, eu não sabia que você estava com sede!" Ele embalou a criança descontrolada seus braços ea levou para o rebanho. Disse o Todo-Poderoso: "Você é misericordioso em cuidando de ovelhas - você cuidará do Meu rebanho, o povo de Israel."
E para ser Misericordioso é preciso, esvaziar, renunciar os nossos próprios interesses em prol do nosso próximo. Moshê poderia ter agido por conta própria de forma severa com o garoto, aplicando-lhe um castigo.
Não!!!! ..... : Moisés percebeu que o garoto não fugiu do rebanho por maldade ou malícia - era apenas sede. Da mesma forma, quando um judeu afasta-se do seu povo, D'us, é só porque ele estava com sede. Sua alma tem sede de sentido na vida, mas as águas do sagrado Torá havia evitado. Assim, ele perambula em domínios estrangeiros, buscando saciar sua sede.

SOLIDARIEDADE – Para ser solidário tem que ter “SENSIBILIDADE”, uma característica primordial e secundária de todo líder espiritual – e Moshê teve. Quando Moisés entendeu isso, ele foi capaz de se tornar um líder de Israel. Apenas um pastor que se apressa para não julgar o garoto fugitivo, que é sensível às causas de sua deserção, pode misericordiosamente levantá-lo em seus braços e levá-lo de volta para casa para cuidar e instruí-lo da forma correta dentro das infinitas sabedorias contidas no sagrado Torah.

Um líder não pode simplesmente apontar o caminho e um professor não pode simplesmente ensinar, ele deve "pastorear" seu rebanho, fornecendo a cada orientação e conhecimento de uma forma que pode ser absorvido e digerido pelo seu destinatário.

CORAGEM - O Zohar nos diz que cada alma judaica tem em seu núcleo uma centelha da alma de Moisés. Ora, se temos no núcleo de nossa alma judáica uma centelha da alma de Moshê, temos que ter a mesma CORAGEM de um verdadeiro lider de agir de forma diferenciada dentro da verdadeira vontade do Eterno, como foi Moshê. E nesta semana na Parasha de Vayicra, entendeu o porque que Moshe foi chamado para ser Lider de uma grande Nação. Foi um chamado de Amor Especial que foi também um chamado para o povo judeu. Pois a própria existência do povo judeu revela a glória de D’us e faz com que seu nome seja louvado.


Ser Judeu é isso, e sua preciosa matéria amigo More ventura diz tudo. Ser judeu é saber ABNEGAR a si próprio, ser SOLIDÁRIO ( tendo sensibilidade na alma) e ter CORAGEM de ser diferente diante da obediencia do sagrado Torah implantando no coração de quem tem sede do sagrado Torah uma centelha da alma judáica de Moshê.

Shabat Shalom, amigo More Ventura.....(?;o)