terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Fazendo as Pazes com o Aniversário!

Meia noite e um minuto. Já é dia três de Janeiro, a data na qual cumpro anos. Por isso vou tecer alguns pensamentos sobre... Aniversário!
Estou recostado no sofá da sala enquanto rio da idéia de escrever sobre este assunto, porque nunca fui de comemorar aniversários. Sou daquelas pessoas capazes de passar batido por sua própria “data querida”, com “muitas felicidades”.
Talvez o motivo disso seja o exemplo de meus pais, que também nunca deram muito balão para este tipo de comemoração.
Talvez a causa de minha apatia seja a data na qual nasci, não muito favorável para festas. Ou talvez simplesmente nunca encontrei nenhum bom motivo para comemorar esta data mais do que qualquer outra, pois afinal de contas... EU NÃO NASCI HOJE!!!
....................................................................................................
Desculpem a pausa amigos, é que fui fazer uma brincadeirinha: Acabei de chamar meus filhos e minha esposa, dizendo lhes que tinha uma coisa muito séria para revelar e insisti que isso deveria ser feito na presença de toda a família.
Então, quando estavam todos reunidos esperando ansiosos por minha revelação, eu anunciei de modo grave e solene que: Hoje é o dia... NO QUAL EU................ faço aniversário!
Ganhei beijos, abraços e um “Parabéns pra você” regado a sonoras gargalhadas, pois todos aqui sabem que eu NÃO DOU BOLA PARA ESTA DATA!  - Diferentemente deles, que ADORAM comemorar seus aniversários!

Conversando a Relação...

Bom, acabou a brincadeira e eu estou de volta ao meu sofá com o seguinte pensamento:
Talvez eu só tenha que reciclar as minhas ideias a respeito do assunto aniversario, para que eu passe a valorizar o meu, como faz a maioria das pessoas.


Aniversário ou Yom Huledet?

Se eu usar os termos yom huledet, ou birthday – (Dia do nascimento em hebraico e inglês) - ao invés de aniversario, talvez eu começe a simpatizar mais com a data, pois estas duas palavrinhas  se referem ao dia do meu nascimento, o dia no qual ganhei a VIDA!
Já a palavra “aniversario” remete apenas ao fato de eu completar mais um ano de vida, o que para mim não é mais importante do que completar mais um dia, um mês ou dez anos!

Comemorar ou festejar?

Outra coisa que estou pensando é sobre os termos comemorar e festejar.
Em relação a minha “data querida” acho que vou começar a usar somente o termo comemorar, pois comemoração envolve algum motivo importante, que vale ser lembrado junto com outras pessoas. Isto fica óbvio ao vermos a própria composição da palavra: Co-Memorar.
Já festejar, pode ser simplesmente o ato de se fazer uma festa, sem necessariamente dar muita importância para o motivo. E para mim, lembrar do motivo da comemoração do aniversário, que é o recebimento da vida, é o principal.

Presente ou Ausente?

Outra coisa que, com certeza atrapalhou a minha relação com o aniversario nestes anos todos, é o conceito do Presente, pois este parece condicionar a presença de alguém em nossas vidas, à oferta de algum objeto material, o que para mim é um absurdo!
A pessoa é O presente quando “está” presente e não quando “da” um presente!


Parabéns ou Mazal Tov?

Em português falamos Parabéns. Em hebraico, Mazal Tov, Boa sorte.
Prefiro receber o Mazal Tov, pois este cumprimento mostra o desejo de meus familiares e amigos de que eu tenha sucesso e sorte em minha vida futura, enquanto o termo parabéns, cumprimenta o aniversariante Por.... ? Por.... ? Por completar mais um ano de vida?! 
E que feito é esse para ser parabenizado?

Ah... Também tem o Tim Tim e o LeHaim!

Gosto do timtim. É simpático, sonoro e agradável, mas se tiver que escolher...Fico com o Lehaim, que significa: “À vida!

Enfim... A partir de agora posso dizer que gosto de “Comemorar” o “Birthday”, recebendo muito “Mazal Tov”, Celebrando LeHaim e “brindando” à vida e às pessoas queridas!

Obrigado Jacque, Nuni, Lica, Elico, Papai, Mamãe, Gi, Jacquinho, Sô, Ju, Mi,KK, Ari, Nana e todos os familiares e amigos queridos por me presentearem com seu amor e amizade!
Obrigado Deus por fazer a minha vida ser.... Vida!
Mazal Tov a Todos!

8 comentários:

Hugo Borges disse...

Tenho um amigo que sempre diz que não tem aniversário, e sim, adversário!!! Talvez não seja compreendido por ele isso tudo que vc acabou de escrever!!!! Mazal Tov
Aproveito para registrar que vc já foi bonitinho viu!! rsrsrsrsr

More Ventura disse...

Obrigado amigo! Hj uma pessoa disse que depois de ler este texto decidiu virar amiga do niver tambem! Quem sabe seu amigo nao muda de ideia?
Quanto ao bebê..... Que fofinho!!!! Mas qdo cresceu... deu um trabalho!!!!!!
ABração!

Anônimo disse...

Feliz niver,Lehaim,mazal tov chaver more.hadassa camelo

Valéria.nutri disse...

Márcia Valéria Machado Barros... Bom, principalmente pra mulher que tem que fazer mais de 40 anos como eu! kkk Obrigada por sua ajuda More Ventura.

Valéria.nutri disse...

Márcia Valéria Machado Barros... Bom, principalmente pra mulher que tem que fazer mais de 40 anos como eu! kkk Obrigada por sua ajuda More Ventura

Nina disse...

Bom, então Mazal Tov e LeHaim!

Anônimo disse...

Happy Birthday Moré! Auguri! Per molti anni! Boa constelação e Boa Sorte!
Um abraço da Marilia Freidenson

Sueli de Cássia disse...

...rs o Bebe cresceu e continuou gente boa!!!