terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Judaísmo - Carta a Natgeo - Quem matou Jesus?

Caros amigos da Natgeo. Fui pego de surpresa hoje, ao encontrar uma enquete em seu site perguntando a opinião do público a respeito do responsável pelo assassinato de Jesus.
Uma das três opções oferecidas por sua enquete é “Os judeus”.
Na qualidade de ativista do dialogo inter-religioso e da cultura de Paz, alem de professor de história judaica e bíblia, devo alertá-los que mesmo que de modo involuntário, esta enquete está contribuindo para reforçar o perigoso estereótipo de deicída que já causou muitos danos ao povo judeu no decorrer de sua história.
Também quero ressaltar que ainda que seja somente uma das três opções a ser escolhida, esta opinião pode reavivar em algumas pessoas mais desavisadas uma idéia capaz de gerar ódio e discriminação e que já foi refutada por estudiosos, religiosos e destacadamente pelos últimos papas.
Tenho certeza, pelo que conheço a respeito de vosso canal e pelo que percebi no modo como o assunto do assassinato de Jesus é tratado em seu site, que este item da enquete foi mal formulado e que isto poderá ser facilmente corrigido.
Agradeço a atenção, desejando-lhes um Feliz Natal e um ano novo de muitas realizações!

More (Gilberto) Ventura.
Membro do fórum inter-religioso do estado de São Paulo, Colaborador da comissão de liberdade religiosa da O.A.B e Ablirc e membro do dialogo Judaico/Cristão.







Ps: Amigos do Natgeo, sugiro que façam a enquete após mostrarem estas fotos ao público!
Abraços! More Ventura!
Judaismo é ATITUDE!

8 comentários:

Gianiesardenberg disse...

Parabéns More, acompanhei várias Diacussões ontem e hj em vários grupos, que me entristeceram muito, e para falar a verdade mais triste fiquei com irmãos Judeus chamando " esses cristãos burros" e se vangloriando de todos os prêmios Nobel da nossa comunidade Judia sem a menor humildade. Temos que contar a história como ela realmente é, que o ato da crucificação na época era típico dos Romanos e não dos Judeus e da imensa lista de constatações que desmentem esse Mito. Mas deve ser em tom não agressivo, pois muitos aliás todos os Cristãos que fizeram comentários defendiam a causa Judia. Temos que nos orgulhar muito dos prêmios Irecebidos por Judeus, e com dedicação e humildade continuaremos a ganhá-los. Humildade não é ser desprovido, desfazer-se de bens, etc.... É manter o bom senso mesmo com tudo isso

More Ventura disse...

Acompanhei alguns destes comentarios, sao realmente vazios de espiritualidade ou da busca da compreensão.
O que fazer em relação a eles? Nao se deixar envolver e usar a força desta "indignação" para fazer algo construtivo.
Hoje eu apelidei este tipo de "discussao a respeito da religiao" como religiao de futebol,ou torcidas de religiao, pois seus integrantes se comportam como torcedores irracionais e agressivos. Um grande abraço!

Anônimo disse...

Muito oportuna a sua intervenção Moré Ventura!
Acredito que, ainda sem intenção dolosa, a enquete da NatGeo acaba corroborando com o erro de propagar uma discriminação da qual nos tentamos nos ver livres sem tréguas até os dias de hoje!
Abraços, Esther Visentin

Sergio Ernani Cohen disse...

Tambem achei muito oportuna sua resposta More Ventura!
Na realidade, Jesus nao foi assassinado, e sim, foi morto por pena de morte apos julgamento do tribunal romano, que justo ou nao, era a lei da epoca!
Mas os judeus nada tem a ver com isso!
Abracos, Sergio Cohen

More Ventura disse...

Amigos, como disse na mensagem anterior, nao me parece que a intenção da Natgeo era promover anti-semitismo, ou algo do tipo, o que não a isenta de rever a formulação de sua enquete.
O texto a seguir também está em seu site e dele podemos ver que não existe intenção de culpar o povo judeu por deicidio:
"Os judeus mataram Jesus. A Bíblia afirma claramente: os sacerdotes judeus exigiram sua execução, a multidão judia pediu seu sangue a gritos e Poncio Pilates, o governador romano, cedeu e, a contragosto, entregou Jesus para ser crucificado.

E caso tenhamos alguma dúvida sobre a inocência dos romanos, a Bíblia nos fornece uma imagem de Pilates lavando as mãos, simbolicamente absolvendo-se de toda a responsabilidade pela morte de Jesus.

Mas podemos confiar no relato dos evangelhos? Este retrato de Pilates como um homem de pouco caráter tem sentido, historicamente falando? A lavagem de mãos é uma realidade ou um encobrimento?

Este documentário reexamina a morte de Cristo. No centro das investigações encontra-se um homem: Poncio Pilates.

Descobrimos que longe de ter o pouco caráter que a Bíblia lhe confere, Pilates era um político cruel com um histórico de violência."

http://www.natgeo.com.br/br/especiais/misterios-do-cristianismo/episodios/#3259

Marcos David Muhlpointner disse...

Sou cristão desde o nascimento e fui criado dentro do cristianismo mais ortodoxo. E apesar de estudar o Novo Testamento com dedicação desde criança, nunca foi-me ensinado odiar os judeus pela morte de Jesus Cristo.

Mais do que a própria morte física, a morte de Jesus tem uma aplicação espiritual que transcende o aspecto físico. Mesmo porque, segundo cremos, Ele ressuscitou ao terceiro dia.

Havia sim um grupo de religiosos judeus que orquestraram a morte de Jesus, bem como um grupo de romanos e muito mais gente envolvida. Inclusive um dos seguidores de Jesus, Judas Iscariotes. Para os cristãos que realmente entendem o significado da mosrte de Jesus Cristo, não importa quem de fato O matou, mas sim que Ele morreu e ressurgiu para nos dar vida eterna.

Léo disse...

ola moré Ventura! desde q o vi falando no programa le'haim passei a admirá-lo imensamente devido suas sábias palavras. Creio q verdadeiramente D'us o criador de todas as coisas, lhe incumbiu para uma grande missão nesta terra. deixo meu apoio e concordo com suas convicções a respeito do criador. gostaria muito q o Sr. tivese um programa ou ao menos um momento na tv de forma `a nos esclarecer mais sobre a verdadeira essência do judaísmo, no qual difere mto do q tenho visto e ouvido e até convivido c alguns judeus. mto obrigada pelo espaço e q D'us continue te abençoando e a toda vossa família. shalom adonai. célia

carmen bordon disse...

oi More,achei muito bom esse teu blog onde podemos discutir ,e aprender do judaismo e cristianismo sem sermos fánaticos.Fui criada no catolicismo mas nunca aceitei a idéia de que os judeus mataram a Jesus,saí de lá assim q pude.Passei a estudar a bíblia para conhecer a verdade,hoje tenho varios amigos judeus virtual,mas já me ajuda bastante a entender o que; e o porque; de tudo .Mas tenho ´dúvidas ainda,pq vcs tbem ñ propagam o judaismo como outras religiões ,ñ divulgam a fé e o livro sagrado tbem?Pode me responder?obrigada....